Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Harvest Moon: a maldição


    Você já ouviu falar em Harvest Moon? costumava ser meu jogo favorito quando criança, na época do super nintendo. No jogo, você é um garoto da cidade que herda uma fazenda do seu avó, em uma cidadezinha chamada Mineral Town. O objetivo final do jogo é fazer com que a fazenda volte a ser produtiva como era antes, dentro de 3 anos ( em tempo de jogo). Nesse tempo, você pode plantar todo tipo de vegetais para vender, cuidar de animais, participar de brincadeiras e competições na cidade, fazer amigos, namorar e casar. Eu gostava dessa interação, dessa possibilidade de escolher como prosseguir no jogo, coisa que muitos jogos modernos hoje não oferecem. Claro, existem versões modernas e harvest moon, que continuam nos moldes antigos. Elas são ótimas, pelo que pude ver, mas ainda assim, eu sentia falta da versão que eu jogava no super nintendo. 
     Fiquei na vontade por tanto tempo que até esqueci, até um dia que um amigo meu me disse que um conhecido dele estava vendendo um super Nintendo por um preço muito baixo. Na mesma hora, a nostalgia caiu sobre mim e eu soube que era minha chance de voltar a jogar meus jogos favoritos, que infelizmente eu não tinha mais nenhum; meu console assim como meus jogos foram todos vendidos a muito tempo.
      Entrei em contato com o cara, marcamos de nos encontrar para fazer negocio. Cheguei a pensar que ele nem iria aparecer, ou que o console estaria em péssimo estado, mas para minha surpresa, estava muito bom; obviamente usado, mas inteiro. Por aquele preço, valeria a pena. 
      No caminho de casa, eu passei numas lojinhas no centro da cidade, onde é possível encontrar coisas eletrônicas antigas, entre elas, cartuchos de videogame. Encontrei alguns jogos interessantes, mas nada de Harvest moon. Fui para uma outra loja, depois outra e outra. Estava sem sorte. No entanto, em uma das lojas, a moça do caixa disse que poderia procurar esse jogo pra mim com o vendedor dela. Deixei meu telefone e fui pra casa, com esperanças.
      Para minha surpresa, no dia seguinte a moça da loja me ligou, dizendo que o rapaz que vende jogos pra ela achou uma copia desse jogo, ele levaria pra loja a tarde, o preço: 30 reais. Quase dei um grito de alegria no meio do escritório, mas me contive; esse jogo estava sendo vendido por 90 dólares no ebay, e 30 reais era um preço incrível.
       Eu esperava por um cartucho pirateado ou em péssimas condições, mas, de novo para minha surpresa, eu estava com sorte: o jogo era original, era quase novo. Comprei-o, agradeci a moça e fui pra casa.
         Liguei aquele cartucho no videogame. No começo, deu uma demorada, uma longa tela preta, mas ai, o logo da Natsume apareceu e me aliviou, o jogo funcionava.  Apertei o start para começar e vi que já havia um save no cartucho, de um jogador chamado Zalgo. Eu não queria pegar um jogo começado, queria fazer o meu, desde o começo, então ignorei Zalgo e criei o meu arquivo com meu nome. Joguei por umas horas, cultivei nos campos, cuidei dos animais; o tempo voou. Numa hora, quando o comprador de mercadorias chegou para coletar os produtos do dia, ele não falou sua fala de sempre, ao invés disso, ele ficou em frente a caixa de coleta, parado. Fui falar com ele, mas sua resposta foi uma longa linhas de pontos: "............."
      Não era como se ele estivesse me ignorando, era como se não estivesse podendo falar. Apertei o botão para voltar a falar e desta vez, ao invés dos pontos, vieram vários símbolos, como se fosse outra língua. Tentei ler aquilo, mas não era língua alguma que conhecia. No meio das letras e símbolos, reconheci uma palavra "ZALGO". Esse era o nome do outro save game que já estava no cartucho. Era um bug, pensei, acho que o save anterior tinha corrompido o meu. Reiniciei o jogo e deletei o arquivo Zalgo. Voltei ao meu save e o comprador estava normal como sempre, pegou os produtos do dia e se foi. Salvei o jogo e desliguei para ir descansar um pouco, não estava com nem um pouco de pressa em terminar esse jogo.
        No outro dia, eu estava de bom humor: trabalhei bem e foi um ótimo dia pra mim. Quando voltei pra casa, comi alguma coisa e fui jogar. Dei um pulo da poltrona, quando carreguei o jogo e vi que o arquivo Zalgo estava lá de novo. Fiquei curioso sobre o save e o selecionei para ver o que o antigo jogador estava fazendo. Logo que o jogo carregou, eu note que algo estava bem errado: toda a plantação estava morta, a casa estava em ruínas, os animais tinham sumido. Entrei na casa, que estava destruiria por dentro também, e vi Ann, a esposa do personagem, parada em frente a um berço vazio. Um dos objetivos do jogo era ter um filho, e nesse save o antigo jogador já deveria ter conseguido, ou não. Não havia nada no berço. Tentei falar com Ann, mas ela não respondia, apenas permanecia ali, imóvel, com uma expressão triste, que, apesar dos pixels do 16-bits, era claro que ela estava triste.
       Tentei falar com ela varias vezes, mas nada acontecia. Decidi sair da casa para olhar a cidade, mas quando estava saindo da casa, a caixa de dialogo de Ann abriu, como se estivesse falando do quarto: " é assim que acaba?" disse ela. Voltei para falar com ela, mas o mesmo se repetiu; permaneceu estática na frente do berço. Saí da casa e fui para a cidade. Não fiquei surpreso ao ver tudo como na fazenda: ruínas destruídas. Todas as casas estavam fechadas, o único lugar que pude acessar era a igreja. Entrei nela e vi todos os personagens da cidade, ali dentro, com o padre à frente. Uma musica aguda começou a tocar, parecia uma bug no jogo, porém, ele rodava normalmente. Uma caixa de diálogos apareceu, com aquelas letras e símbolos da outra vez, como se todos estivesse orando. Nesse momento, eu comecei a sentir medo mesmo, mas queria ver onde isso iria parar.
       Me aproximei do altar, e então o padre falou:
     - Zalgo está aqui! Já podemos começar.
       O personagem andou sozinho, foi ate o altar, onde um bebê estava deitado, então, o padre lhe deu uma faca. O fazendeiro a ergueu sobre a cabeça.
     - Vamos Zalgo. É o melhor para todos. - disse o padre.
       E ai, ele enfiou a faca no peito do bebê, espalhando seu sangue sobre o altar. Nesse momento, tentáculos negros saíram da ferida no peito do bebê. Uma caixa de texto apareceu com o nome ZALGO em caixa maior, como se todos estivessem gritando seu nome. Os tentáculos cresceram e se espalharam por toda a igreja e logo, pela cidade toda. 
        Eu nunca se quer tinha pensado que uma coisa daquelas pudesse ser real, era pra ser só um jogo, mas aquilo ja tinha passado dos limites! Se nao bastasse, todos os personagens da igreja começaram a rir; em suas caixas de texto, apareciam as palavras "hahahaha" e um por um, eles explodiram em pocinhas de sangue pixelado, e de seus cadáveres, mais tentáculos negros se ergueram...
       Soltei o corpo no sofá, e estava muito tenso, mas parece que finalmente havia acabado, a tela ficou escura e a musica parou. Quando pensei em desligar o videogame, Ann, a mulher do fazendeiro apareceu no meio da tela. Seu rosto ainda estava triste e me olhava como se de fato pudesse me ver. " Você foi com isso até o final" disse ela, em texto. Então, a barriga dela foi crescendo lentamente, como se meses de gravides estivesse passando em segundos. Cresceu até que chegou ao tamanho máximo de gravidez no jogo, então Ann voltou a falar: e agora," o que vai fazer?" 
        Tomei um susto com o telefone tocando bem naquela hora. Fui atender e era minha namorada, ela estava nervosa, quase chorando. Ela estava grávida, tinha acabado de confirmar no médico...
         Enquanto a ouvia chorando no telefone, olhei para a Tv, e a mensagem de Ann ainda estava lá " e agora, o que vai fazer?". Ann já havia sumido, mas a mensagem ainda estava ali. Senti o corpo todo tremer. Arranquei o cartucho do videogame e o ataquei na parede, para que aquilo nunca mais pudesse ser jogado por ninguém!
        No dia seguinte corri até a loja, eu queria saber quem era o maníaco que revendeu aquele jogo, eu queria saber qual o problema dele, mas... a loja estava fechada. Tentei olhar pela janela, e vi que estava vazia por dentro... cai em desespero, não fui trabalhar aquele dia.
         Minha namorada está mesmo grávida, ela está muito triste e perdida, assim como eu. E agora, o que eu vou fazer?
     





















2 comentários:

  1. Hmmmm.... massa...!!! Nunca joguei esse mas Fedex sim!!!! É tri ein!

    ResponderExcluir
  2. E agora o que ele vai fazer??
    Como sempre me surpreendendo e me deixando morta de curiosidade.

    ResponderExcluir